Ensino Fundamental 1

    O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros. Como já indicado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos (Resolução CNE/CEB nº 7/2010), essas mudanças impõem desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as etapas da Educação Básica, mas também entre as duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais.
                                                                                                                                                                       Fonte: Ministério da Educação – MEC

 

   O Ensino Fundamental (assim como o Ensino Médio) está organizado em quatro áreas do conhecimento. Tais áreas “favorecem a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares” (BRASIL, 2010). Elas se intersectam na formação dos alunos, preservando as especificidades e os saberes próprios, construídos ao longo da vida escolar.
No decorrer do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º), o desenvolvimento das aprendizagens se consolida a partir das vivências cognitivas e sociais apreendidas pelas crianças.

Esta fase caracteriza-se pela “ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e expectativas quanto o que ainda precisam aprender.”
                                                                                                                                                                                                              Fonte: Brasil 2017

    A consolidação da aprendizagem da escrita e da leitura, além das relações que envolvem a aprendizagem matemática, na natureza e sociedade, são princípios básicos. Exercitar o espírito investigativo, aprender a trabalhar em parceria e a defender ideias e opiniões também reforçam objetivos traçados para esta etapa escolar.

© Copyright 2020 Todos os Direitos Reservados